Custos de produção e estruturas de mercado
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
ANDRÉ RANGEL FONSECA
CUSTOS DE PRODUÇÃO E ESTRUTURA DE MERCADO
ANÁPOLIS
2012
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por finalidade trazer noções e esclarecimentos sobre o custo de produção e estruturas de mercado, onde teremos uma visão simples e objetiva sobre cada tópico, mercados monopolistas, estudos sobre concorrência perfeita e imperfeita, oligopólios, para assim entender como funciona uma fração do mercado que nos cerca.
1.0. Custos de produção
Os custos de produção são os gastos efetuados pela empresa na aquisição de fatores fixos e variáveis sendo o custo fixo (construções, canais, balanças) e os custos variáveis (medicamentos, comida). Custo de produção em curto prazo pode considerar os custos fixos e variáveis e pode ser feita em termos de custos totais e unitários.
a). Custos Totais: os custos totais (CT) são a soma dos custos fixos (CF) e variáveis (CV) realizados durante o processo produtivo. Matematicamente, os custos totais são dados por:
CT = CV + CF
b). Custos unitários: são os custos por unidade do produto. Os custos unitários envolvem o custo fixo médio (CFMe), o custo variável. médio (CVMe), o custo médio (CMe), e o custo marginal (CMa). Matematicamente, estes custos são expressos por:
CFMe = CF/Q
CVMe = CV/Q
CMe = CT/Q = (CF+CV)/Q
= CFMe + CVMe
CMa = DCT/DQ (no arco)
CMa = dCT/dQ (no ponto)
= dCV/dQ + dCF/dQ
= dCV/dQ, pois dCF/dQ = 0
1.1. Representação Gráfica os Custos Totais e Unitários:
1.2. Curva de custo em longo prazo só pode considerar os custos variáveis Custos Totais: no longo prazo, a empresa cresce em produção seguindo o seu caminho de expansão.
Custos Unitários: para cada curva de custo total no curto prazo existe um conjunto de curvas de custos unitários. Assim, a curva de custo médio de longo prazo (CMeLP) é o invólucro das curvas de custo médio de curto prazo, que por sua vez são as próprias curvas de