Custos de produção e estrutura de mercado - resumos
1.1 Introdução
A teoria da produção preocupa-se com a relação técnica entre a quantidade física de produtos e de fatores de produção, enquanto a teoria dos custos de produção relaciona a quantidade física de produtos com os preços dos fatores de produção.
I - TEORIA DA PRODUÇÃO
1.2 Conceitos básicos da teoria da produção
1.2.1 Produção
Produção é o processo de transformação dos fatores adquiridos pela empresa em produtos para a venda no mercado.
No processo de produção, diferentes insumos ou fatores de produção são combinados de forma a chegar no bem ou serviço final.
Se a partir da combinação de fatores for possível produzir um único produto, temos um processo de produção simples; se for possível produzir mais de um produto, temos um processo de produção multíplo.
A escolha do método ou processo de produção depende de sua eficiência, do ponto de vista econômico e tecnico. A eficiência econômica está associada ao método de produção mais barato .
1.2.2 Função de Produção
A função de produção é a relação que mostra a quantidade física obtida do produto a partir da quantidade física utilizada dos fatoes de produção em determinado período de tempo. A função de produção é a maneira mais eficiente de combinar fatores e consequentemente obter a maior quantidade produzida do produto.
É possível representar a função de produção da seguinte maneira: q = f(X1, X2, X3, ..., Xn) em que: q é a quantidade produzida do bem ou serviço, em determinado período de tempo; X1, X2, X3, ..., Xn identificam as quantidades utilizadas de diversos fatores de produção; f indica que q depende de X1, X2, X3, ..., Xn ou seja, é uma função da quantidade de insumos utilizados.
Para efeitos didáticos, costuma0se considerá-la uma função de apenas duas variáveis: q = f(N,K) em que:
Supõe-se que todas as variáveis (q, N, K) são expressas num fluxo no tempo, consideradas ao longo de um dado período de tempo e que nível tecnológico está