Estrutura da população
Técnico Restauração
Economia, módulo 8
Estrutura da população: Estrutura etária e população ativa
Índice
Introdução……………………………………………………………………………...........3
Estrutura da população……………………………………………………………...........4
Desemprego …………………………………………………………………………..…….5
Estrutura etária da população……………………………………………………………7
Conclusão……………………………………………………………………………………9
Bibliografia………………………………………………………………………..……..…10
Introdução
O presente trabalho é sobre a estrutura da população, mais concretamente o desemprego, emprego e a faixa etária. O objetivo deste trabalho é apresentar aos nossos colegas como se encontra o nosso país. A metodologia utilizada neste trabalho foi a pesquisa na internet e do libro de economia do 12º ano.
Estrutura da população
População ativa- Conjunto de indivíduos que num período de referencia, constituem a mão-obra disponível para a produção de bens e serviços que entram no circuito económico; inclui os indivíduos que estão empregados e os desempregados.
População inativa- Conjunto de indivíduos que, no período de referência, não podem ser considerados economicamente ativos (isto é, não estão empregados nem desempregados).
Emprego- a palavra emprego tem duas grandes diferenças. Por um lado, refere-se ao efeito e à ação de empregar. Por outro lado, o termo emprego é usado para designar uma ocupação. Esta palavra é sinónima de trabalho.
Desemprego- O termo desemprego alude à falta de trabalho. Um desempregado é um individuo que faz parte da população ativa (que se encontra em idade de trabalhar) e que anda à procura de emprego embora sem sucesso. Esta situação traduz-se na impossibilidade de trabalhar e, isto, contra a vontade da pessoa. O desemprego distingue-se de quatro formas: cíclico, estacional, friccional e estrutural.
O desemprego cíclico- Consiste na falta de trabalho durante um momento de crise económica (isto é