estrutura da população
A estrutura da população deve ser analisada considerando sua distribuição por gênero (sexo), número, idade, renda, educação, saúde e outros indicadores que expressam os aspectos quantitativos e qualitativos da organização social importantes para as ações de planejamento, tanto governamental quanto privado. Para fins didáticos vamos dividir o estudo da estrutura da população em quatro categorias: gênero e faixa etária; atividades econômicas, distribuição de renda e desenvolvimento social.
PIRÂMIDE ETÁRIA
A pirâmide etária é um gráfico que expressa o número de habitantes e sua distribuição por gênero e faixa etária. Pode retratar dados da população mundial, de um país, um estado, uma cidade, etc. Sua simples visualização nos permite tirar algumas conclusões referentes à taxa de natalidade e a expectativa de vida da população. Se a pirâmide apresentar um aspecto triangular com a base larga, quer dizer que a população jovem no conjunto da população é alta, assim como a sua taxa de natalidade; o topo será estrito indicando uma pequena participação da população idosa, portanto, com baixa expectativa de vida. Esse tipo de pirâmide etária é característica dos países subdesenvolvidos e pobres. Já se a pirâmide não apresentar grande diferença da base ao topo, podemos concluir que a população apresenta baixa taxa de natalidade e alta expectativa de vida, com uma população adulta predominante. Isso são características de países desenvolvidos e de alguns países emergentes. Como podemos perceber uma pirâmide etária divide a população por idade (população jovem, população adulta e população idosa); também está indicado neste tipo de gráfico a divisão de sexo (números de mulheres e homens), como a população total do local analisado.
O exemplo ao lado: a África indica um exemplo de pirâmide etária de locais subdesenvolvidos; já a Europa representa um exemplo de locais desenvolvidos.
No Brasil, o aumento da expectativa de