Resenha do filme Piratas do Vale do Silício
CAMPUS SANT’ANA DO LIVRAMENTO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
FRANCIELLY OCAÑA DA COSTA
Resenha do Filme “Piratas do Vale do Silício”
O filme “Piratas do Vale do Silício” conta a história do nascimento da informática doméstica e o avanço da tecnologia da informação na década de 70, com a criação dos primeiros computadores pessoais, e do desenvolvimento dos sistemas operacionais.
O filme relata o progresso das duas empresas mais famosas, Microsoft e Apple. É possível perceber o avanço da Apple em relação às demais empresas, o surgimento da Microsoft, do mouse, de softwares operacionais e de computadores que foram aprimorados até chegar ao estado em que o encontramos hoje.
Na década de 70, pouco era a utilidade de uma proteção específica para os softwares, pois estavam vinculados às máquinas para as quais haviam sido desenvolvidos, o valor agregado estava no próprio hardware e não propriamente dito no software que já vinha pré-instalado.
Com o avanço do computador pessoal e o crescimento das indústrias de hardwares e softwares, as corporações viram que a inexistência de uma tutela jurídica para os programas de computador poderia representar perdas expressivas no faturamento.
Ocorreria a partir dai roubo da propriedade intelectual alheia, a “Pirataria” de software como conhecemos hoje que é a cópia, reprodução, uso ou fabricação não autorizada de softwares protegidos por leis e tratados internacionais e nacionais de direito autoral. Em 1980, os Estados Unidos foi o primeiro país a modificar sua lei de direitos autorais para contemplar a proteção ao programa de computador, pela então Lei de Copyright de Programas de Computador de 1980. Com isso o comprador não tem mais o direito sobre os códigos fontes, isto fez com que a margem de lucro e a concorrência entre os fabricantes de softwares aumentassem.
A expressão “Nada se cria, tudo se copia”, é levada a sério em todo momento, isto é, percebemos que os fundadores da Apple e da Microsoft