Resenha do filme: Piratas do vale do silício
Aluna: Delania
Curso: Ciência da computação (Bacharelado)
RESENHA CRÍTICA: PIRATAS DO VALE DO SILÍCIO
PIRATAS DO VALE DO SILÍCIO: Gênero:Biografia/Drama.Direção:MartynBurke. Roteiro:Paul Freiberger (livro), Michael Swaine (livro), Martyn Burke. EUA, 1999.
Baseado em fatos reais o filme mostra como Bill Gates e Steve Jobs fundaram as respectivas Microsoft e Apple e a concorrência entre os dois para ver quem chegava primeiro e as estratégias que utilizaram para criarem suas empresas. Inicialmente o filme conta a historia de vida de Bill Gates e Steve Jobs, a forma como cada um via o mundo, como eram suas vidas na faculdade, as lutas e os desafios que os mesmos encontravam no caminho antes de se tornarem grandes empresários. Logo após é mostrada a ascensão de cada um deles, como cada um chega ao poder. Enfim, mostra a grande contribuição de cada um deles para o desenvolvimento tecnológico e o crescimento da informática.
Criados por culturas diferentes, Bill Gates e Steve possuíam uma educação bastante diferenciada um do outro, enquanto Bill é de uma classe bem melhor que a do Steve, aquele possuiu uma família estruturada, foi bem educado, o outro foi adotado e percebe-se que por pessoas ao estilo hippie, ele possuía um lado mais zen, mais cuidadoso consigo mesmo, com ideais diferentes da “cultura morta” como ele mesmo se referia ao padrão dos EUA.
A ambição foi o elo na vida desses dois jovens, que ainda estudantes universitários sonhavam em crescer, inovar, fazer algo a mais pela humanidade, revolucionar, não gritando ou lutando com os punhos, ou seja, com a força física, mas revolucionar de forma tecnológica, através das máquinas, através da informação, como foi dito pelo próprio Steve “informação é poder”. Steve com o seu jeito de querer mudar o mundo assustava ao padrãomuito centralizado das grandes empresas estadunidenses, os banqueiros eram preconceituosos em relação a ele,pelo modo em que se