Freud e a Consciencia
EM FREUD, MARX E ADORNO*
Camila Passos Fleury de Oliveira**
RESUMO
No presente artigo, o conceito de consciência será discutido a partir da leitura das obras de Freud, Marx e Adorno. Em alguns de seus textos, buscar-se-ão os elementos de análise, assim como o caminho percorrido por cada autor para o desenvolvimento e a apreensão de tal conceito. Ao final, será realizada uma análise a respeito das rupturas e aproximações dos três teóricos.
Palavras-chave: consciência; trabalho; civilização; indivíduo.
A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE CONSCIÊNCIA EM FREUD
Freud, o fundador da psicanálise, estudou a fundo a psiquê humana.
Dentre as suas incontáveis descobertas, o inconsciente aparece como o mais revelador e fundamental representante da teoria psicanalítica. Freud pôs a nu o fato de que o homem não é senhor de si como se comumente acreditava, mas, ao contrário, é guiado por pensamentos dos quais nem sempre tem conhecimento ou controle.
A tensão entre os sistemas consciente e inconsciente permeia toda a obra freudiana, e é dela que parte o desenvolvimento de suas principais contribuições. Em meio a essa tensão, uma certa confusão ou sobreposição de dois conceitos se faz presente. Embora pouco se reflita sobre esse tema nos escritos psicanalíticos, os termos “consciência” e
“sistema consciente” aparecem como instâncias equivalentes, o que não
* Artigo recebido em 12/5/2005 e aprovado em 11/8/2005.
** Graduada em Psicologia (UCG) e mestranda em Educação Escolar Brasileira (FE–UFG).
E-mail: cafleury@bol.com.br.
306
OLIVEIRA, C. P. F. de – A construção do conceito de consciência...
é de fato correto, ainda que não se possa cindi-los por completo. É no interesse de identificar como se dá a construção do conceito de consciência em Freud que buscaremos, no interior de sua obra, os elementos que possibilitam sua análise.
Na teoria psicanalítica, a apreensão da gênese do conceito de consciência pode