Inácio de Loyola
Inácio de Loyola (1491-1556) foi um padre jesuíta espanhol. Foi um dos fundadores da Companhia de Jesus, ordem religiosa criada para combater a expansão do protestantismo na Europa, por meio do ensino e expansão da fé católica., conhecidos como os jesuítas teve grande importância na Reforma Católica. Atualmente a Companhia de Jesus é a maior ordem religiosa católica no mundo.
BIBLIOGRAFIA
Santo Inácio de Loyola nasceu em Loyola, hoje Azpeitia, na Espanha. Filho de família nobre, era o mais novo de treze irmãos. jovem Em 1521 lutando como soldado no cerco de Pamplona pelos franceses, foi ferido em combate(uma bala de canhão quebrou-lhe as duas pernas Durante o período de recuperação Loyola dedicou-se a leitura da Vida de Jesus a da Legenda Áurea, sobre a vida dos santos e, finalmente, resolveu dedicar sua vida a serviço de Deus.
Em 1522, Loyola decide renunciar a tudo, deixa casa e roupas finas, dorme em albergues, veste um saco de penitência, fazia sete horas de oração por dia, jejum e vigília. Passa um ano retirado no mosteiro de Manresa na Catalunha. As anotações feitas dessa experiência iriam compor os Exercícios Espirituais, livro que condensa a sua espiritualidade.
A viagem a Jerusalém
Em 1523, Inácio parte para Barcelona, decidido a ir para Jerusalém. Conseguiu uma passagem gratuita e as provisões vieram através da esmola. De Barcelona partiu para Roma, para obter o passaporte pontifício. De lá, segue para Veneza, onde embarca ao seu destino. Em Jerusalém, foi recebido pelos franciscanos. Na Terra Santa, visitou os lugares sagrados do cristianismo e decidiu permanecer vivendo ali. Entretanto, os franciscanos não lho permitiram e ele embarcou de volta a Veneza, onde chegou em janeiro de 1524. Seguiu para Barcelona. Diante dos planos frustrados de viver em Jerusalém, novos ideais surgiram: ajudar as almas. Para isto, decidiu estudar.
Em Barcelona
Em Barcelona, viveu na casa de Inez Pascual, que conhecera quando esteve da primeira vez