Estrutura Analítica de Projeto
ARQUITETURA E URBANISMO 6º SEM.
PROFESSOR SERGIO LELL
TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO
CELITO RAMON PAULUK
ESTRUTURA ANALÍTICA DE PROJETO
UNIÃO DA VITÓRIA, 2013.
INDICE
1.0 E.A.P. O QUE É ? (ESTRUTURA ANALÍTICA DO PROJETO)
2.0 PRELIMINARES
3.0 IMPLANTAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO
4.0 FUNDAÇÕES
5.0 ESTRUTURAS
6.0 ALVENARIAS
7.0 COBERTURAS
8.0 REVESTIMENTO
9.0 INSTALAÇÕES
10.0 BIBLIOGRAFIA
1.0 E.A.P. O QUE É ? (ESTRUTURA ANALÍTICA DO PROJETO)
Em Gerência de projetos, uma Estrutura Analítica de Projetos (EAP), do Inglês, Work breakdown structure (WBS) é um processo de subdivisão das entregas e do trabalho do projeto em componentes menores e mais facilmente gerenciáveis. É estruturada em árvore exaustiva, hierárquica (de mais geral para mais específica) orientada às entregas, fases de ciclo de vida ou por sub-projetos (deliverables) que precisam ser feitas para completar um projeto.
O objetivo de uma EAP é identificar elementos terminais (os produtos, serviços e resultados a serem feitos em um projeto). Assim, a EAP serve como base para a maior parte do planejamento de projeto. A ferramenta primária para descrever o escopo do projeto (trabalho) é a estrutura analítica do projeto (EAP).
A Work Breakdown Structure é um processo bastante comum. Várias resoluções de trabalho do governo dos Estados Unidos têm como requerimento uma work breakdown structure.
A EAP não é criada apenas para o gerente do projeto, mas para toda a equipe de execução do projeto, bem como para as demais partes interessadas tais como clientes e fornecedores.
1.1 A regra dos 100%
Um dos mais importantes princípios para o projeto de uma EAP é conhecido como a regra dos 100%. O Practice Standard for Work Breakdown Structures (Second Edition), publicado peloProject Management Institute (PMI) define a regra 100% da forma como se segue:
A Regra 100%...