Estrutura Analítica do Projeto
O que é uma EAP? É um processo de subdivisão das entregas e do trabalho do projeto em componentes menores e mais facilmente gerenciáveis, pois possui uma forma hierárquica que pode ser representada como uma lista identada ou na forma gráfica. Deve ser completa, organizada e pequena o suficiente para tornar possível a medição do progresso, mas não detalhada o suficiente para se tornar, ela mesma, um obstáculo à realização do projeto.
Objetivo da EAP A EAP tem como objetivo identificar elementos terminais (os produtos, serviços e resultados) a serem feitos em um projeto. Ela, após ser aprovada, passa a ser a base para a elaboração do cronograma do projeto.
OBS.: Vale lembrar que o escopo de um projeto começa a ser definido anteriormente à elaboração da EAP, em documentos como Project Charter e Declaração de Escopo, que são gerados.
Hierarquia Embora em algumas áreas a EAP tenha freqüentemente consistido de uma hierarquia de 3 níveis, esse número não é apropriado para todas as situações. A profundidade da EAP depende do tamanho e complexidade do projeto, e da necessidade de detalhe necessário para o planejamento e gerenciamento. Segue abaixo um modelo de hierarquia de 3 camadas:
Regra dos 100% A Estrutura Analítica de Projeto deve conter 100% do trabalho. O que não está na EAP não deve ser feito, e tudo que está na EAP DEVE ser feito. A soma de todas as atividades-filha deve perfazer 100% da Atividade-mãe.
Elementos mutuamente exclusivos Não deve haver superposição de atividades. Um item do escopo NÃO pode estar simultaneamente em dois pacotes de trabalho.
Estrutura Analítica de Projeto – Erros Comuns
A Estrutura Analítica de Projeto NÃO é um cronograma, e nem os pacotes de trabalho estão dispostos em ordem cronológica.
A Estrutura Analítica de Projeto NÃO é um Organograma. Haverá pessoas responsáveis pelos pacotes, mas a colocação destas pessoas não determina subordinação funcional.
Utilização