Estrutura analitica de projetos
Uma ferramenta essencial no gerenciamento de projeto para definição do escopo é a Estrutura Analítica de Projetos (EAP).
Definição da EAP
A EAP é um processo para subdividir os trabalhos em um projeto. Dessa forma, os trabalhos tornam-se componentes menores e mais simples de serem gerenciados. Ela é uma representação hierárquica das entregas de um projeto.
Quebrando o projeto em pacotes
O objetivo da EAP é decompor o projeto em componentes que possam ser agendados, ter seu custo estimado, monitorado e controlado.
Esses componentes são chamados pacotes de trabalho.
Eles representam o nível mais baixo da EAP e formam os componentes fundamentais do projeto.
Portanto ao fazer uma EAP estamos utilizando um processo de “quebra” do que deve ser entregue pelo projeto e registrando isso, de forma que fique claro o que deve ser realizado em um projeto.
Como fazer uma EAP
A EAP possui o nível superior onde geralmente é colocado o nome do projeto.
O segundo nível logo abaixo são os itens que começcam definir o que deve ser entregue. Eles podem estar subdividos em mais itens até que a EAP contenha tudo o que deve ser entregue no projeto. Os itens finais são os pacotes de trabalho.
Como vimos os pacotes de trabalho são gerenciaveis, na minha opinião, principalmente do ponto de vista de tempo e custo. Eles facilitarão a visualização do que deve ser entregue tanto para o Gerente de Projetos como para os demais interessados no projeto, principalmente os Patrocinadores e Usuários Finais.
Abaixo segue um exemplo (simplificado) de uma EAP de um projeto para construção de uma casa:
O primeiro nível representa o projeto “Casa”.
O segundo nível representa a divisão escolhida das entregas do projeto. Estando também incluído o próprio gerenciamento do projeto, pois o Gerenciamento do Projeto é parte do escopo e gera suas entregas como qualquer outra parte do projeto.
O terceiro nível já possui itens onde podemos