Estresse
O estresse é uma reação do organismo causada por alterações psicofisiologicas que ocorrem quando a pessoa se depara com situações que interferem no seu equilíbrio interno e o homem passa a maior parte de sua vida no ambiente de trabalho.
Os enfermeiros e demais integrantes da equipe de enfermagem, confrontam se com situações geradoras de estresse, seja pela urgência do atendimento ou pela escassez de recursos na prestação de assistência. Os trabalhadores são submetidos a uma série de tensão que geram falhas no processo de produção reduzem a motivação no desempenho das tarefas e interferem nas relações interpessoais. Foi observado que a organização do trabalho é um fator desestabilizador da saúde mental dos trabalhadores, onde os agentes estressores que agem nos trabalhadores podem ser oriundos do meio ambiente do local de trabalho ou assuntos pessoais; sobrecarga emocional que impede o individuo de desenvolver tarefas básicas do cotidiano, prolongação e exposição de diversos fatores como: desorganização, desrespeito profissional, hipocrisia e etc.
A falta de condições satisfatórias, poucos funcionários, muitos doentes para atender e muitas solicitações ao mesmo tempo, geram estresse que às vezes são somadas ás diferenças de interesses da equipe.
As condições de trabalho possuem importância significativa no desempenho das funções e interferem em seu fazer profissional. Em geral, os trabalhadores de enfermagem estão expostos a uma carga elevada carga psíquica no desempenho de suas tarefas, decorrentes do aspecto emocional pela convivência diária com a dor e sofrimentos alheios.
A relação d0o homem com a organização do trabalho é a origem da carga psíquica do trabalho, as condições e a organização do trabalho apresentam características que podem configurar elevadas cargas mentais do trabalho.
A deteriorização das condições de trabalho do profissional da enfermagem tem levado a