estresse
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
4 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
O estresse é um mal que a cada dia está mais presente na sociedade. Todos, seja adulto adolescente ou criança, estão sujeitos a esse mal, por isso, deve-se levar em consideração qualquer situação que pode gerar ou até mesmo agravar o estresse. Para evitar ou combater, há várias maneiras, que serão abordadas nesse trabalho.
2 DESENVOLVIMENTO
A palavra estresse tem sua origem no latim e significa aflição e adversidade. Mas afinal, o que é estresse? O termo estresse tem gerado grandes excitações emocionais e tem provocado e gerado estímulos que perturbam a homeostasia. Estimulam o desenvolvimento de processos caracterizados pelo aumento da secreção de adrenalina produzindo manifestações com distúrbios fisiológicos e psicológicos.
Muitas vezes o estresse ocorre devido à sobrecarga do corpo e/ou da mente, por isso é preciso evita-la. Identificar as fontes de estresse é um bom começo para preveni-lo, para isso é necessário um pouco de autoconhecimento. Ações e atitudes auxiliam no controle do estresse, como, por exemplo, dormir a quantidade de horas necessárias, diminuir a quantidade de tarefas, organizar o tempo de forma a otimizá-lo.
Para combater a esse mal, que está cada vez mais presente no nosso cotidiano, pode ser utilizado técnicas diferentes, não só remédios. Podemos utilizar massagens para diminuir a intensidade, cosméticos que ajudam a autoestima e diminui o estresse, e também o simples fato de uma alimentação equilibrada e adequada, auxiliando no combate do estresse. Mas como, de que forma, e o por que desses métodos tão simples vão ajudar no combate a esse mal?
Segundo Lima (2011), a massagem pode estimular ou acalmar o sistema nervoso, dependendo da necessidade de quem for receber o atendimento e, por