Estresse
Estresse é a resposta do organismo a acontecimentos que provocam desequilíbrios no bem-estar, é provocado por qualquer acontecimento positivo ou negativo que nos obriga a mudar de comportamento. O agente pode ser responsável físico ou psicológico e ambiental.
Os profissionais vivem hoje sob contínua tensão, não só no ambiente de trabalho, como também na vida em geral. Além das habituais responsabilidades ocupacionais, da alta competitividade exigida pelas empresas, das necessidades de aprendizado constante, ainda tem que lidar com os estressores normais da vida em sociedade, tais como a insegurança social, a manutenção da família, as exigências culturais, etc.
Porém lidar com o estresse no trabalho compreende um esforço conjunto da empresa e de profissionais habilitados em combaterem esse distúrbio. Pois é quase impossível evita-lo em nossas vidas, mas se o individuo mudar as atitudes diante de tal situação e começar a adotar um regime anti-stress com exercícios físicos, boa alimentação, relaxamento, são formas de enfrentá-lo de um modo mais adequado.
O estresse ocupacional envolve aspectos relacionados ao trabalho (condições de trabalho pobres), ao indivíduo (nível de ansiedade) e extra trabalho (problemas familiares). È o estresse que ocorre numa determinada pessoa gerada pelo trabalho.
O Que é Estresse?
Provas, trabalhos, assembléias e seminários fazem parte da vida dos estudantes. Mas é preciso tomar cuidado porque quando os estímulos são muito intensos, nosso corpo responde com estresse. É fácil entender. Na idade da pedra, o homem tinha de lutar para sobreviver. Ao se deparar com o bicho, a reação do homem das cavernas tinha de ser imediata: era lutar ou agir. O organismo desenvolveu, então, um mecanismo de defesa para fortalecê-lo nas horas de necessidade. Ele está centrado no cérebro e atua hoje de maneira muito semelhante a época em que os animais de grande porte andavam a solta.Hoje não temos