Estresse
Embora cada pessoa reaja de modo diferente ao estresse, este pode exercer um efeito direto sobre a saúde física e mental do indivíduo. Entretanto, é difícil definir com precisão o que vem a ser o estresse.
Em geral, entende-se como estresse algo que ocorre quando um indivíduo é confrontado com uma situação para a qual suas formas habituais de comportamento são insuficientes. Isso pode acontecer quando as exigências do serviço estão acima da competência do empregado, ou quando barreiras difíceis de transpor opõem-se à satisfação de necessidades que se fazem sentir de modo imperioso. O estresse é inerente a quase todos os tipos de atividades profissionais existentes no mundo dos negócios e das indústrias.
Contadores veem aumentar e tornar-se intensa sua atividade à medida que se aproxima o prazo para o pagamento do imposto de renda. Vendedores, garçons ou as pessoas que trabalham nas empresas de prestação de serviços veem que o estresse e o desgaste físico são mais aparentes nos períodos em que suas atividades atingem a máxima intensidade. Bombeiros, guardas florestais e policiais podem achar que seus serviços são relativamente tranquilos, até que surja uma emergência – e então, às vezes, tudo se transforma num caos que é necessário enfrentar para que a situação seja controlada eficientemente.
O intuito deste trabalho é mostrar como o estresse pode interferir na vida do trabalhador, suas causas, doenças e como podemos fazer uma prevenção para administrá-lo, pois os indivíduos, principalmente em grandes metrópoles, vivem em contato direto com o estresse, basta saber como viver de uma forma mais saudável e equilibrada para manter nossa saúde física e psíquica em harmonia.
O que é estresse?
Podem-se distinguir dois tipos de reação do organismo diante de uma demanda de adaptação: o estresse, que é uma reação não específica, e as emoções, que são reações específicas a um estímulo.
Nos anos 1960 e 1970 a pesquisa sobre o