Estresse no Trabalho.
A palavra estresse origina-se da física, onde um material sofre desgaste quando submetido a um esforço, gerando assim uma depressão e isso ocorre com a maioria dos materiais que sofrem este processo que os tornam deformados podendo ser em um grau maior ou menor. Esse termo estresse foi utilizado por Hans Selye para dar o nome ao conjunto de reações desenvolvido pelo organismo quando submetido a uma situação em que o esforço de adaptação é exigido.
O estresse tem sido um dos fatores de grande relevância para a diminuição dramática da qualidade de vida, ele tem uma grande participação nas mais diferentes catástrofes que acontecem na área pessoal, profissional e na saúde de um ser humano.
O estresse não é ruim nem bom, é um método importante e proveitoso (quando moderado) para uma pessoa fazer presença às diversas situações do dia a dia e que precisam ser enfrentadas. E então surge a resposta ao estresse, ou seja, é estimulada pelo organismo, com o intuito de estimular recursos que viabilizem as pessoas encararem as mais diversas situações, que são identificadas como difíceis e que requer delas esforço. Essa habilidade é de extrema importância para o ser humano, pois faz com que ele sobreviva e desenvolva alternativas sobre como lhe dar com as mais diferentes situações de ameaças – tangível ou intangível – que pode ser encontrada em sua existência.
2- TIPOS DE ESTRESSES
EUSTRESSE: também conhecido como estresse positivo, é a tensão com autocontrole entres três elementos: tempo, realização e resultados.
DISTRESSE: também conhecido como estresse negativo, é a tensão com fim do equilíbrio biológico, psicológico e social por exagero ou ausência de esforço, sem compatibilidade com tempo, resultados e realização.
O estresse pode ser visto como estado e como processo.
O estresse como estado pode ter efeito negativo ou positivo da tensão praticada pela pessoa.