estresse no trabalho
A industrialização e os avanços tecnológicos trouxeram muitos benefícios para o cotidiano das pessoas, mas por outro lado, junto com todo esse processo de desenvolvimento surgiram problemas que viriam afetar, não só o lado físico das pessoas, como também o psicológico. Viver em sociedade nem sempre é uma opção, senão uma imposição, em virtude de nossa própria tendência de ser humano. Para alcançar objetivos é necessário que também haja conquistas dentro de um meio social. Estando destinado a uma constante interação com seus pares, o indivíduo humano vive concordando ou discordando de outrem, gerando conflitos, tensões e estresse.
O modo como as empresas crescem no mercado trazem para dentro delas, políticas expansionistas que visam maior produtividade para garantir lucros mais substanciais. Isso empurra a companhia, constantemente contra as inovações. Vivem criando fórmulas para assegurar o bem estar dos seus empregados, sem se descuidar do fortalecimento da sua integridade empresarial.
Segundo HERZBERG (1968, pag. 72)
[...] A auto-estima e a auto-realização parecem tornar-se mais importantes à medida que as pessoas vão amadurecendo. Destes estudos nasceu uma teoria de motivação no trabalho que tem grandes aplicações para a administração, na sua busca de uma utilização eficiente dos recursos humanos. [...]
Conhecer a natureza humana, seus anseios e necessidades, agrega bastante valor ao desenvolvimento de organizações e indivíduos.
Investir em empreendimentos motivacionais dimensiona o nível de preocupação das companhias com o bem estar dos seus empregados e os benefícios caminham em duas direções, indo ao encontro dos trabalhadores e voltando para casa.
É importante lembrar que para se sentirem realizadas, as pessoas têm muitas necessidades em constante competição entre elas, fato esse que gera ansiedade e pressão psicológica de maior ou menor intensidade, nos indivíduos de cada grupo de trabalho. Os treinamentos de