atps de matemática
ANHAGUERA EDUCACIONAL S/A
CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS
4º SEMESTRE
DISCIPLINA: MATEMÁTICA FINACEIRA
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Profa. Ma. Ivonete Melo de Carvalho:
Tutor Presencial: Prof. Kalina Ojeda
Acadêmicos:
Daiane de Oliveira Fernandes RA-305098
Gleicy Marques de Souza RA-339210
Kalebe Rodrigues RA-334285
Katyane Amorim Soares RA-291899
Luana Hamana Gregório RA-296518
POLO GUAICURU
CAMPO GRANDE/MS
INTRODUÇÃO
A Matemática Financeira possui diversas aplicações no atual sistema econômico. Algumas situações estão presentes no cotidiano das pessoas, como financiamentos de casa e carros, realizações de empréstimos, compram a crediário ou com cartão de crédito, aplicações financeiras, investimentos em bolsas de valores, entre outras situações. Todas as movimentações financeiras são baseadas na estipulação prévia de taxas de juros. Ao realizarmos um empréstimo a forma de pagamento é feita através de prestações mensais acrescidas de juros, isto é, o valor de quitação do empréstimo é superior ao valor inicial do empréstimo. A essa diferença damos o nome de juros.
O conceito de juros surgiu no momento em que o homem percebeu a existência de uma afinidade entre o dinheiro e o tempo. As situações de acúmulo de capital e desvalorização monetária davam a idéia de juros, pois isso acontecia em razão do valor momentâneo do dinheiro. Algumas tábuas matemáticas se caracterizavam pela organização dos dados e textos relatavam o uso e a repartição de insumos agrícolas através de operações matemáticas. Os sumérios registravam documentos em tábuas, como faturas, recibos, notas promissórias, operações de crédito, juros simples e compostos, hipotecas, escrituras de vendas e endossos.
Essas tábuas retratavam documentos de empresas comerciais e algumas eram utilizadas como ferramentas auxiliares nos assuntos relacionados ao sistema de peso e medida. Havia tábuas para a multiplicação, inversos