2267100401/16

2335 palavras 10 páginas
O desempenho de qualquer papel gerencial seja na administração, na gerencia intermediária ou em uma equipe supervisionada de trabalho requer muitas habilidades e constante conhecimento no seu dia-a-dia para lidar com inúmeros desafios.Habilidades são competências que determinam o grau de sucesso ou eficácia do gerente no cargo e da organização.
Um dos autores que estudaram as habilidades gerenciais foi Robert L. Katz, retomando e aprofundando idéias adiantadas por Fayol. Num trabalho que alcançou grande repercussão, Katz dividiu as habilidades gerenciais em três categorias:
Habilidade Técnica: A habilidade técnica relaciona-se com a atividade específica. Os conhecimentos, métodos e equipamentos necessários pra a realização das tarefas que estão dentro do campo de sua especialidade, por exemplo a habilidade técnica de um de um diretor comercial compreende conhecer os produtos e suas aplicações, preços de venda, canais de distribuição, clientes e mercados, e técnicas de vendas.
Habilidade Humana: A habilidade humana abrange a compreensão das pessoas e suas necessidades, interesses e atitudes. A capacidade de entender, liderar e trabalhar com pessoas é a expressão da habilidade humana do gerente. Mas seu maior diferencial é saber manter essas pessoas ao seu lado e fazer com que eles se inspirem no chefe que tem. O contrário isso pode ser desastroso, você pode ter as melhores pessoas possíveis na sua equipe, mas se souber conduzi-las, não terá como extrair o potencial delas ao seu lado.O bom líder não cobra apenas resultados, ele também trabalha para alcança-los juntos a sua equipe.
Habilidade conceitual: A habilidade conceitual envolve a capacidade de compreender e lidar com a complexidade da organização como um todo e de usar o intelecto para formular estratégias. Criatividade, planejamento, raciocínio abstrato e entendimento do contexto são manifestações da habilidade conceitual.Da mesma forma que um sabe se adaptar a vários tipos de empresas, ele também

Relacionados