Estratégias pedagógicas desenvolvidas pelos professores-alfabetizadores
As estratégias pedagógicas desenvolvidas pelos professores-alfabetizadores é o tema tratado nessa monografia. O estudo desse tema vem mostrar a importância da utilização de um método definido para se trabalhar a alfabetização com alunos na fase introdutória, da Escola Estadual Clóvis Salgado, localizada em Montes Claros, Norte de Minas. O contato direto com a ocorrência de situações em que predominavam dificuldades de leitura e/ou escrita na fase introdutória da alfabetização e nas fases seguintes, fez com que despertasse o interesse por esse tema de estudo. Esta pesquisa foi desenvolvida na Escola Estadual Clóvis Salgado, que se localiza num bairro residencial e comercial, de classe média próximo ao centro da cidade, que dispõe de infra-estrutura completa para atender a demanda nele residente. A escola atende crianças moradoras nesse bairro e também crianças que vêm de bairros distantes. Por isso, é possível afirmar que a demanda atendida por ela é composta de crianças de vários níveis sócio-eonômico-culturais. Por isso, a escola constitui-se no referencial das atividades sociais do bairro.
A investigação teve como objetivo geral identificar as contribuições das estratégias pedagógicas desenvolvidas pelos professores-alfabetizadores, da Escola Estadual Clóvis Salgado, para a aquisição da leitura e escrita, pois supõe-se que as dificuldades dos alunos, na fase introdutória provém da utilização inadequada de estratégias pedagógicas, impossibilitando as crianças de avançarem em seu conhecimento.
A opção pela abordagem qualitativa se deu em função da necessidade de estar refletindo o problema, não sendo, portanto, objetivo desse trabalho a quantificação dos casos. Para coleta de dados, foi utilizada a técnica da entrevista, que teve como instrumento de coleta o questionário. Os alunos de uma turma da fase introdutória de alfabetização da Escola Estadual Clóvis Salgado constituiu-se no universo da pesquisa.
Pretende-se, com