Estratégias Empresariais
O termo estratégia tem origem militar com seu significado inicial “A arte do General” no meio empresarial é conhecida também como estratégia organizacional, gerencial ou simplesmente estratégia. Seu conceito básico está relacionado à ligação da empresa com o seu ambiente.
A estratégia dentro das empresas surge como uma necessidade permanente face à existência de concorrência, onde as mesmas devem saber utilizar, adequadamente, os recursos físicos, financeiros e humanos para minimizar os problemas e maximizar os resultados positivos, traçando um caminho de ações, avaliando os seus pontos fortes e fracos assim também como os pontos neutros (Análise de ambiente interno), as oportunidades que a empresa dispõe as ameaças dentro do ambiente que está situada (Análise de ambiente externo).
A elaboração deste diagnostico permite determinar a missão e os propósitos para o futuro da empresa, definindo-se os objetivos, as metas e os desafios escolhidos da estratégia mais adequada para o momento. A estratégia deve ser sempre, inteligente, econômica e viável.
Independentemente de quais sejam os objetivos da empresa ela necessita de estratégias para chegar onde almeja, essas estratégias correspondem a dispositivos e procedimentos, que de acordo com Katz e Kahn poderiam ser: Políticos, procedimentos que orientam a empresa em seus relacionamentos interno e externos; técnico-econômicos, os quais são empregados na transformação dos insumos em produtos e serviços; dispositivo organizacional, baseado na estrutura internas da empresa como a elaboração de normas, rotinas e procedimento para facilitar a coordenação; e os dispositivos tecnológicos, baseado na evolução tecnológicas ambiental, bem como qual tecnologia se adequa as operações empresariais.
Existe muitas definições de estratégia por inúmeros autores, embora haja semelhança, cada um aborda o tema de várias formas. Assim, o conceito de estratégia é multidimensional e situacional, dificultando uma