ESTRATÉGIA
1. Um dos casos mais interessantes de mudança em termos de percepção do mercado e consequentemente dos consumidores foi o caso da FIAT. Quando de sua entrada em mercado brasileiro, com o seu modelo 147 foi um tremendo fracasso. Após inúmeros problemas que apresentava, principalmente em relação ao seu cambio, ficou conhecido como um carro ruim. Todos os consumidores, até aqueles que nunca haviam comprado um carro da montadora o criticavam. Após anos de investimento em marketing, melhorias em termos técnicos e mudança em seu público alvo, consegui reverter a situação, diferente de outros casos como a CCE, Kaiser e produtos do Paraguai. Nestes casos, estamos nos referindo a quais fatores estudados no comportamento do consumidor:
a.
Fatores Pessoais – Estilo de Vida.
b.
Fatores Psicológicos – Crenças e Atitudes.
c.
Fatores Sociais – Personalidade e Auto-Imagem.
d.
Fatores Psicológicos – Teoria de Maslow.
e.
Fatores Pessoais – Situação Financeira.
0,25 pontos
PERGUNTA 2
1. Leia atentamente o seguinte texto:
Todos sabemos que vivemos numa sociedade de consumo desenfreado. Basta ligar a televisão, folhear uma revista ou andar pelas ruas repletas de cartazes para nos depararmos com o reflexo dessa óbvia realidade: a presença maciça da publicidade, que nos alicia a consumir tudo e mais alguma coisa...
Também no que diz respeito a bens ou serviços, temos direito a todas as informações sobre a natureza, características e garantia dos mesmos, quer no que diz respeito aos rótulos, embalagens, prospectos, catálogos, livros de instruções para utilização ou outros meios informativos.
Disponível em: (http://www.lifecooler.com/edicoes/lifecooler/desenvRegArtigo.asp?art=1727&rev=2&zona=417).
Atribua V (verdadeiro) ou F (Falso) para as seguintes alternativas:
I. Os consumidores são imediatistas e tomam decisões de consumo com longa duração.
II. Consumidores aprendem, mas possuem restrições a conhecer novos produtos e serviços.
III. Mudanças ocorrem