ESTRATÉGIA E DINÂMICA COMPETITIVA
Curso: Administração Período Letivo: 2013/2
Semestre: 8º
Disciplina: Gestão de Qualidade
Professora EAD: Monica Satolani
Tutora de Ensino Presencial: Patrícia Leal
Macaé-RJ 2013
Introdução.
A motivação para a melhoria da qualidade é decorrente da necessidade de prover maior valor e satisfação aos clientes. O aumento da eficácia e da eficiência beneficia os clientes e a organização como um todo.
Nem sempre a tarefa de atingir e manter tais objetivos são simples, devido à complexidade dos diversos aspectos que devem ser gerenciados, o que exige um compromisso intenso no sentido de melhorar constantemente a competência técnica dos funcionários.
Torna-se necessário, para superar os obstáculos, a aplicação de técnicas que possam facilitar as tomadas de decisões no ambiente corporativo, destaca-se então a necessidade do uso de Ferramentas da Qualidade.
Conceitos relacionados ao ciclo PDCA. Ciclo PDCA
O ciclo PDCA , ciclo de Shewhart ou ciclo de Deming , foi introduzido no Japão após a guerra, idealizado por Shewhart, na década de 20, e divulgado por Deming, em 1950, quem efetivamente o aplicou. O ciclo de Deming tem por princípio tornar mais claros e ágeis os processos envolvidos na execução da gestão, como, por exemplo, na gestão da qualidade , dividindo-a em quatro principais passos. O PDCA é aplicado principalmente nas normas de sistemas de gestão e deve ser utilizado (pelo menos na teoria) em qualquer empresa de forma a garantir o sucesso nos negócios, independentemente da área ou departamento ( vendas , compras , engenharia , etc...).
O ciclo começa pelo planejamento, em seguida a ação ou conjunto de ações planejadas são executadas, checa-se o que foi feito, se estava de acordo com o planejado, constantemente e repetidamente (ciclicamente) e