Estratégia empresárial para gestão de pessoas
Atualmente o que se verifica é a transformação do departamento que envolve os Recursos Humanos.
É fato que as pessoas são fator determinante e que precisam ser gerenciadas, com os demais ativos da empresa, evitando custos com rotatividade de pessoal (turnover) e a absolência na utilização de profissionais em áreas erradas e ociosidade com o desanimo individual ou coletivo.
Uma das estratégias que vem ancorando as decisões gerenciais relativas às pessoas, é a formação de banco de talentos internos, através de identificação de potenciais. Esse processo é uma ferramenta de gestão de pessoas construtiva que oferecerá a cada colaborador envolvido, além de auto conhecimento, uma interpretação científica e objetiva da relação entre a sua personalidade, os desafios do dia-a-dia na profissão, e ainda, perante a cultura da empresa a que serve.
Empresas de todos os portes e segmentos, que se preocupam com os resultados e sustentabilidade do seu negócio estão adquirindo à essa nova prática.
BENEFÍCIOS PARA A EMPRESA
- Lucratividade
- Qualidade na gestão de pessoas
- Segurança na tomada de decisão
BENEFICIOS PARA O COLABORADOR CONTRATADO OU EM DESENVOLVIMENTO
-Auto-conhecimento
- Adaptação ao seu ambiente de trabalho, gerando resultados mais rápidos
- Felicidade
Gerir de forma eficaz e eficiente as pessoas pode determinar o futuro de uma empresa na busca dos resultados estrategicamente planejados.
As pessoas deixam de ser meramente números e estatísticas e passam a agregar valor às empresas. Elas passam a ter influência significativa nos processos. Com o mercado mais exigente, as mudanças e atualizações são inevitáveis e tornam-se emergenciais em alguns casos, como nas estratégias para retenção de talentos.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS:
NAZAR, Rute. Estratégia empresarial para gestão de pessoas. São Paulo – 2007.