Gestão Empresarial
1. Como destacado em sala de aula Ciclos Econômicos são inerentes a toda e qualquer economia cabendo, portanto, ao policymakers o papel de intensificar os momentos de crescimentos e minimizar os momentos de recessão. Dessa forma quais os instrumentos e políticas o governo pode utilizar para tais propósitos. Cite a atuação de algum caso recente nesse sentido.
RESPOSTA: O governo pode utilizar política de gastos com aumento ou diminuição da carga tributária na tentativa inibir o consumo, que por outro lado reduz os investimentos das empresas, empregos e crescimento do país; Sabemos que quando a taxa de cambio sobe, gera maior competitividade dos produtos brasileiros pois melhora a exportação; Já quando a taxa de cambio cai nossos produtos ficam menos competitivos e desfavorece a exportação. O governo precisa controlar o câmbio na tentativa de equilibrar á exportação com mais valor agregado e não á volume, sem deixar de favorecer a importação de matérias primas necessárias para nossa indústria produzir e exportar.
Melhor distribuição de renda em setores/regiões mais atrasados como por exemplo a transposição do rio São Francisco no nordeste, aplicabilidade do crescimento e desenvolvimento, incentivo ao investimos de empresas, oferta de emprego, aumento da produção agrícola com qualidade, aumento ao consumo para as famílias.
2. Qual a diferença e inter-relações entre crescimento e desenvolvimento? Destaque o caso brasileiro?
RESPOSTA:
Crescimento é o o acúmulo de trabalho/capital e alterações tecnológicas de uma determinada região ou país .
IDH - Índice de Desenvolvimento Humano é um indicador que analisa as características sociais, culturais e políticas que influenciam na qualidade de vida e o desenvolvimento econômico de uma determinada população.
A inter-relação entre eles ao meu ver significa que quanto mais o país obter crescimento economico com valorização do PIB, mais conseguirá melhorar o desenvolvimento humano. E quanto maios a