gestão empresarial
INTRODUÇÃO A Gestão Empresarial refere-se ao processo e estruturas para direção e controlo das empresas. A Gestão Empresarial interessa-se pelas relações entre a direção, conselho de administração, controlo dos acionistas, acionistas minoritários e outros intervenientes. Uma boa Gestão Empresarial contribui para o desenvolvimento de uma economia sustentável fortalecendo o desempenho das empresas e aumentado o seu acesso ao capital exterior.
Esta definição foca três elementos principais:
A direção refere-se a todas as decisões relacionadas com o estabelecimento de um rumo estratégico da empresa tais como: (I) decisões estratégicas a longo prazo; (II) decisões de investimentos em grande escala; (III) fusões e aquisições e (IV) plano de sucessão e nomeação dos gestores de topo principais, tais como o Diretor geral Executivo da empresa.
O Controlo refere-se a todas ações necessárias para supervisionar o desempenho de gestão a seguir na implementação de decisões estratégicas acima estabelecidas.
O relacionamento entre os principais corpos de gestão da empresa refere-se às interações entre os acionistas, o conselho de administração, e os diretores. Um elemento importante de qualquer estrutura de gestão empresarial é uma definição clara do papel, deveres, direitos, e expectativas desses corpos de gestão.
CONCEITOS DE GESTÃO EMPRESARIAL
A Gestão Empresarial como sendo a prática de alinhar propósitos, pessoas e processos através de decisões, atividades, recursos, informações, relacionamentos e avaliações, tudo com suporte digital. Neste sentido, uma gestão bem-sucedida leva à diferenciação competitiva de uma empresa.
Enxergando a empresa como um organismo vivo não engessado por excesso de burocracia e tecnocracia, em seu ecossistema corporativo ela precisa dispor de competências capazes de sustentar um crescimento com lucro. É aqui que se justificam a profissionalização e modernização da Gestão