Energia Termoelétrica
A Energia Termelétrica é resultado da queima de combustíveis não renováveis como carvão, petróleo e gás natural ou da queima de combustível renovável como a biomassa. Porém, essa queima sozinha gera apenas energia térmica, mas essa energia convertida em energia mecânica e eletricidade dentro das Usinas Termelétricas gera a real Energia Termelétrica. Então, as Usinas Termelétricas são aquelas em que geradores são acionados por energia térmica produzida pelo vapor gerado na queima de alguns combustíveis, e depois essa energia é convertida em outro tipo de energia, jamais destruída.
Histórico...
A palavra Térmica, deriva do grego “therme” que significa calor, porém, a utilização da energia térmica ou calorífica data de bem antes dos gregos. Essa forma de energia foi usada pelos ancestrais humanos para se aqueceram há muitos séculos atrás e posteriormente para cozinhar. Porém, a Energia Termelétrica em sim, começou a ser utilizada na Inglaterra durante a Revolução Industrial em meados do século XVIII com a invenção da máquina a vapor, que nada mais é do que a própria utilização da energia termelétrica. Os motores a vapor, criados com base na energia termelétrica foram um dos principais responsáveis para impulsionar a Revolução Industrial inglesa para o resto do mundo. Essas máquinas a vapor eram movidas basicamente por carvão. Atualmente, esse tipo de energia pode ser obtido pela queima de outros combustíveis á base de petróleo, gás natural, o próprio carvão e a biomassa.
Usinas Termelétricas, como funciona?
Independente do combustível utilizado, o funcionamento de uma usina termelétrica é praticamente o mesmo. O combustível é transportado até um depósito na própria usina, de onde partirá para sofrer o processo de combustão e aquecer a caldeira. Na caldeira, fica a água que quando aquecida passa da forma líquida para a forma gasosa, o