Estratégia Empresarial
Gary Hamel é sem dúvidas um ícone, e esse artigo apresenta alguns pontos que realmente são imprescindíveis para uma empresa se tornar “à prova de fracassos”. Analisando ponto a ponto, vamos começar pelos Valores, hoje as empresas cada vez mais esquecem de seus valores e o quanto isso é levado em consideração pelo seu cliente, certamente as empresas que mantiverem seus valores intactos terão maior confiabilidade por parte de seus clientes.
Segundo ponto seria a Inovação, como viver sem inovação? Uma questão essencial para toda empresa, o combustível para o sucesso já que vivemos uma realidade de mudanças constantes e de desenvolvimento tecnológico muito rápido, fazendo com que inovar não seja uma consequência e sim uma obrigação dentro da corporação. Terceiro ponto seria a Adaptabilidade, palavra de enorme importância mas talvez pouco valorizada, as empresas que não se adaptam simplesmente desaparecem. Temos casos de empresas que na década de 60, 70, 80 e 90 eram líderes de seus mercados e hoje não existem mais. Um exemplo que ajuda a ilustrar seria o caso da Kodak que na transição da fotografia analógica para a digital não acreditou na evolução, já que seus maiores ganhos vinham dos suprimentos para fotografia em filme, e simplesmente não se adaptou ao novo regime que estava sendo adotado no mercado que atuava, fazendo com que suas concorrentes Nikon e Canon disparassem na frente, deixando a Kodak hoje praticamente falida.
Quarto ponto seria a Paixão, que por ser o mais relacionado com o capital humano das empresas se torna o mais importante. As corporações costumeiramente possuem um regime interno bastante estático e isso faz com que as regras, estruturas piramidais e objetivos comezinhos retirem toda a vitalidade emocional dos seus colaboradores. A paixão tanto na vida quanto nos negócios se torna o diferencial. Quinto e último ponto a Ideologia, podemos acreditar que a forma com que as empresas se