Estratégia Empresarial
MÓDULO 4 – NÍVEIS DE ESTRATÉGIAS
Nas grandes corporações, com várias unidades de negócios, a estratégia deve ser formulada nos diferentes níveis da empresa:
Corporação = Estratégia Corporativa
Unidade de Negócio = Estratégia Competitiva
Áreas Funcionais = Estratégia Operacional
Níveis da Gestão Estratégica
Os níveis de gestão estratégica referem-se às grandes empresas que são multiprodutoras, ou seja, que produzem diversos produtos e prestam uma variedade de serviços, ou são diversificadas e possuem diversos negócios situados até mesmo em ramos diferentes de atividades. Essas empresas geralmente seguem a estrutura multidivisional.
Um bom exemplo é a Johnson & Johnson que opera em mais de 90 países com aproximadamente 200 subsidiárias (Janssen Cilag Farmacêutica, J&J do Brasil Industria e Comercio de produtos para saúde e J&J Industrial). Do ponto de vista estratégico, são considerados 3 níveis: Estratégia Corporativa – relacionada a J&J no mundo, que define em quais países e com quais negócios a corporação deve atuar. Estratégia Competitiva – relacionada a Janssen Cilag que possui um portfólio variado de medicamentos e tem que definir qual a melhor estratégia do negócio para atender seus diferentes segmentos de mercado. Estratégia Operacional – Janssen Cilag precisa definir suas estratégias funcionais, relacionadas ao marketing, logística, vendas e demais.
Gestão estratégica do Negócio:
Chamado Nível do Negócio, analise o negócio isoladamente, mesmo que a empresa tenha vários negócios. Uma estratégia de foco no custo, diferenciação ou liderança em custo analise o que se faz em determinado negócio e desenrola a dinâmica da competição entre os concorrentes.
Gestão Estratégica da Divisão:
Empresas que possuem vários negócios, adotando a estratégia de diversificação. A divisão constitui a unidade entre os negócios e a administração central da empresa que responde pela gestão da empresa como um todo, ou seja, pelo