Estratégia empresarial
Estratégia empresarial
AVALIAÇÃO DA ESTRATÉGICA EMPRESARIAL
É a fase do processo da administração estratégica na qual os administradores verificam se sua escolha estratégica está alcançando os objetivos da empresa, comparando os resultados (meios) com o nível de realização dos objetivos (fins) através de um conjunto de critérios.
1 - Consciência interna
A estratégia deve ser consistente com aquilo que a empresa pretende fazer, estar identificada com os padrões internos da empresa (políticas, diretrizes, cultura organizacional e objetivos empresariais).
2 - Consistência com o ambiente
A estratégia deve ser consistente com as condições ambientais existentes, sejam elas atuais ou potenciais. A inadequação da estratégica com o ambiente externo pode custar caro á empresa ou conduzi-la ao fracasso em suas operações.
3 – Adequação aos recursos disponíveis
A estratégia empresarial deve ser consistente com os recursos que a empresa dispõe ou pode obter. Exemplos: capital, equipamento, instalações, pessoal, competência, tecnologia, etc. Dois aspectos básicos devem ser considerados quando uma empresa decide ligar sua estratégia com seus recursos disponíveis:
- Quais são os recursos críticos da empresa e se a estratégia é adequada aos recursos existentes na empresa.
ADMINISTRAÇÃO DA ESTRATÉGIA
É a função da administração de topo que analisa, desenvolve e modifica os processos internos e externos da empresa para torna-la eficiente e eficaz sob condições constantemente mutáveis, formulando e implementando a estratégia empresarial, como um conjunto de decisões unificado e integrado para assegurar o alcance dos objetivos da empresa.
O núcleo central da administração estratégica é a preparação para o amanhã, visando orientara empresa em relação ao futuro, não no sentido de que cada condição deva ser antecipada, mas no sentido de que a empresa possa dirigir-se consciente e sistematicamente para seus objetivos, com base em análises realísticas e metódicas de