Cargos e salários
Cargos e Salários
1. Planejamento para implantação do programa
O Dilema
A EMPRESA NECESSITA MANTER SALÁRIOS COMPETITIVOS PARA ATRAIR PESSOAS CAPACITADAS PARA SEUS QUADROS, POR OUTRO LADO OS SALÁRIOS REPRESENTAM PARCELAS SIGNIFICATIVAS NOS CUSTOS, REPRESENTANDO UM GRANDE SE POR UM LADO DILEMA. E COMO MANTER SALÁRIOS COMPETITIVOS SEM INTERFERIR NOS CUSTOS, OFERECENDO RISCOS A COMPETIVIVADE DA EMPRESA: TENDO UMA POLÍTICA DE POUCOS, BONS E BEM REMUNERADOS. MAS SOMENTE ISSO NÃO É O SUFICIENTE; É, AINDA, NECESSÁRIO CUIDAR DO EQUILÍBRIO SALARIAL INTERNO, OFERECER OPORTUNIDADE DE CRESCIMENTO PROFISSIONAL E REPENSAR A FORMA DE REMUNERAÇÃO. EXISTEM VÁRIAS ALTERNATIVAS PARA ISSO, QUE ULTRAPASSAM AS QUESTÕES CENTRAIS DA POLÍTICA CLÁSSICA DA GESTÃO DE CARGOS E SALÁRIOS, COMO : PLANO QUE PROPICIE UMA CARREIRA PROFISSIONAL, PARTICIPAÇÃO NOS LUCROS OU RESULTADOS, ALÉM DOS CONHECIDOS BENEFÍCIOS. PARA IMPLANTARMOS UM PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS OU DA REVISÃO DO JÁ EXISTENTE MERECE AMPLA DISCUSSÃO.
Equilíbrio interno e externo
A PREOCUPAÇÃO MAIOR DA ADMNINISTRAÇÃO DE CARGOS E SALÁRIOS É A MANUTENÇÃO DO EQUILÍBRIO INTERNO E EXTERNO.
O EQUILÍBRIO INTERNO É CONSEGUIDO PELA CORRETA AVALIAÇÃO DOS CARGOS, DE FORMA A MANTER UMA HIERARQUIA. O EQUILÍBRIO INTERNO É MUITO IMPORTANTE, POR QUE OS COLABORADORES COMUMENTEM JULGAM A EQUIDADE DE SUA REMUNERAÇÃO COMPARANDO-AS COM AS DOS DEMAIS COLABORADORES. MUITAS VEZES A INSATISFAÇÃO COM A REMUNERAÇÃO ADVÉM COM A DIFERENÇA DE REMUNERAÇÃO ENTRE CARGOS E PESSOAS, QUANDO NÃO SÃO VISÍVEIS MAIORES RESPONSABILIDADES, PRODUTIVIDADE, CONHECIMENTO E CAPACIDADE.
O EQUILÍBRIO EXTERNO É CONSEGUIDO ATRAVÉS DA ADEQUAÇÃO SALARIAL DA ORGANIZAÇÃO DIANTE DO MERCADO DE TRABALHO. TAMBÉM É MUITO IMPORTANTE O EQUILÍBRIO EXTERNO, UMA VEZ QUE OS COLABORADORES JULGAM A EQUIDADE DE SUAS REMUNERAÇÕES COMPARANDO-AS COM AS DO OCUPANTE DE CARGOS SIMILARES EM OUTRAS