Estratégia empresarial
Antes de partir para a construção dos pilares que trarão sustentabilidade a sua empresa, disserte, sobre o setor de lazer e entretenimento (características, tipos de negócios, tamanho do mercado, crescimento etc.), mostrando dados, fatos e/ou evidências que ilustrem o potencial do mercado (Max. 2 páginas).
Sabemos que existem vários tipos de pessoas onde algumas priorizam o trabalho onde outras o lazer. Existem diversos tipos de serviços que atendem a essas pessoas como, por exemplo: esportes, turismo, casas noturnas, arte e cultura e entretenimento de forma geral. Esse segmento está em constante crescimento o que favorece a expansão ou abertura de novos negócios para atender a demanda.
Analisando a conjuntura atual observamos que de fato o mercado mudou muito. Nas décadas passadas o Setor Industrial era o mais importante sendo o que recrutava consequentemente a maior parte da mão de obra disponível.
A complexidade de vida e urbanização depois da década de 90 obrigou o setor terciário a se adaptar. A mão de obra precisou de mais educação visto que as indústrias exigiam menos. Assim o setor terciário passou a empregar muito mais passando a exigir maior escolaridade e competências de seus empregados. O setor colaborou com o PIB dos países desenvolvidos ou em desenvolvimento. Isto não significa que a indústria deixou de ser importante. Apenas concluímos que quem dita a importância dos setores é o mercado.
Em um texto que analisa sobre o artigo “The Labor Statistics” de 1990 encontramos um cálculo sobre o setor de recreação e entretenimento. Este artigo indica que em 1993 o norte americano gastou U$ 340 bilhões em atividades de diversão como aluguel de vídeo, cassinos, parques temáticos e esportes. Esse setor empregou 12% da oferta total de novos trabalhadores (International Business Week mar, 1994). Vários reconhecidos estudiosos como Peter Drucker, Alain Touraine, John Naisbitt e Paul Kennedy apontam que é