Estratégia em Rede
FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
LEAL SOARES SILVA
RESENHA SESSÃO I – FUNDAMENTOS DAS RELAÇÕES INTERORGANIZACIONAIS
BELO HORIZONTE/MG
2013
Fundamentos das relações interorganizacionais
A primeira sessão estudada na disciplina tem como tema principal os fundamentos das relações interorganizacionais. Os assuntos discutidos em sala foram: o que são as organizações? As transformações econômicas do século XX, capitalismo gerencial e a nova competição. As idéias centrais relacionadas a estes temas serão abordadas nos tópicos abaixo.
A metáfora pode ser utilizada para desenvolver teorias da organização e da administração, porém elas só criam maneiras parciais de se ver, uma vez que ao nos encorajar a ver e entender o mundo de determinada perspectiva, elas nos levam a deixar de vê-lo de outras maneiras. Particularmente, acredito que a metáfora pode trazer uma idéia de inclusão e exclusão, pois a partir do momento que criamos um objeto, por exemplo, atribuímos a ele vários elementos. Mas ao mesmo tempo excluímos várias outras características.
Quando pensamos nas organizações como máquinas, começamos a vê-las como empresas racionais planejadas e estruturadas para atingir determinados fins.
Em minha opinião, esse pensamento pode ser benéfico, pois pode trazer uma estrutura organizacional mais definida afetando diretamente o resultado. Porém quando se trata de regras preestabelecidas, limita-se um pouco a criatividade e individualidade de cada um. Nesse sentido, o trabalhador se sente dominado e isso pode ser prejudicial para empresa.
Ao fixas as metas, temos um ambiente estável e a força de trabalho é dedicada e submissa, dessa forma, pensar na organização como máquina pode trazer eficiência. Porém, dependendo do contexto organizacional, as conseqüências podem não ser tão boas, por isso o texto alerta para entender como e quando estamos