Alfabetização e letramento
Prof. Rosemeire Farias
Antonia Elaine Sousa e Silva RA: 369863 Emi Ítalla Ramos Mello RA: 379787 Clediane Silveira da Silva RA: 386666 Elenice de Santana Barbosa RA: 374484 Josiene Pimenta Ferreira RA: 366709
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO:
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Professora Rosemeire Farias
ULIANÓPOLIS, 19 DE NOVEMBRO DE 2013
INTRODUÇÃO
Como ponto de partida desta abordagem, serão apresentadas algumas concepções referentes ao letramento e alfabetização.
Serão abordados conceitos relacionados ao tema que estará em discursão, como também a concepção de textos, levando em consideração o uso dos gêneros textuais e a prática da leitura para o processo de alfabetização das crianças.
No decorrer do mesmo serão propostas atividades para a aprendizagem dos educandos na linguagem oral e escrita, para que se formem leitores e escritores eficazes.
Mas antes de tudo, devemos em primeiro momento entender que a língua é um sistema que tem como centro a interação verbal, que se faz através de textos ou discursos, falados ou escritos. Isso significa que esse sistema depende da interlocução (inter + locução = ação linguística entre sujeitos).
Partindo dessa concepção, uma proposta de ensino de língua deve valorizar o uso da língua em diferentes situações ou contextos sociais, com sua diversidade de funções e sua variedade