ESTRATÉGIA DE PRODUTO
Para Kotler e Armistrong (1998), serviço é “toda atividade ou benefício, essencialmente intangível, que uma parte pode oferecer a outra e que não resulte na posse de nem um bem. A prestação de um serviço pode ou não estar ligada a um produto físico”. Além disso, seguindo o conceito de Kotler e Armstrong o serviço intangível não pode ser visto, provado, sentido, ouvido ou cheirado antes de ser adquirido.
Definido este conceito, o programa de marketing consiste em compreender o ambiente mercadológico do negócio e adaptar a entrega do serviço ao mercado consumidor, por meio do marketing mix expandido para serviços: produto, preço, canais de venda, comunicação e educação, processos, projetos de evidências físicas e pessoas.
A ideia é que a ALLEN, desenvolva um conjunto de decisões atendendo as expectativas do seu público alvo, de forma a maximizar os resultados da organização. Marketing Mix Expandido para Serviços – 7Ps
Estratégia do Produto
A ALLEN na sua prestação de seus serviços busca soluções de forma customizada para cada cliente, fornecendo recursos para a centralização de informações para rápidas tomadas de decisões, informações de monitoramento em tempo real e controle da administração de dados, sempre com o objetivo voltado para a criação de valor, superando as expectativas dos clientes.
Dessa forma, podemos dizer que a ALLEN emprega o conceito de orientação para valor, de Churchill e Peter (2000), desenvolvendo e entregando serviços aos seus clientes com um valor percebido superior aos dos seus concorrentes, buscando a repetição da compra.
As decisões de produtos ou serviços devem seguir os parâmetros propostos por KOTLER (2000, p.416): “Ao planejar sua oferta ao mercado, o profissional de marketing precisa pensar em cinco níveis de produto. Cada nível agrega mais valor, e os cincos constituem uma hierarquia de valor para o cliente”. Os 5 níveis de produto são:
Benefício Central;
Produto Básico;