Estratégia e desenvolvimento de novo produto
Departamento de Ciências Agrárias
Curso de Engenharia de Alimentos
Estratégia de desenvolvimento de novo produto
TAUBATÉ
2012
1. Estratégia de desenvolvimento de novo produto
As empresas comerciais estão cada vez mais reconhecendo que a chave para sua sobrevivência e crescimento reside no desenvolvimento contínuo de produtos novos e aprimorados.
A inovação tem sido uma grande preocupação nas organizações. Nos últimos anos, observa-se uma competição acirrada, um desafio de sobrevivência, que vem forçando as organizações a inovarem os seus produtos e serviços e, com a ajuda do planejamento estratégico, atingir os seus objetivos assegurando os negócios no futuro, trazendo para a organização benefícios e vantagens de mercado.
Novos produtos englobam modificações importantes em produtos existentes, similares dos produtos dos concorrentes e aquisições de linhas de produtos, todas as quais envolvem a incorporação de algo “novo” no composto de produto. Os novos produtos constituem a força vital de uma determinada empresa e têm a função de mantê-la em um ritmo de crescimento, mas com uma série de grandes riscos financeiros.
2. O Dilema do desenvolvimento do novo produto
Nas condições modernas de concorrência, está ficando cada vez mais arriscado não se inovar. Consumidores e clientes querem e esperam uma corrente de produtos novos e aprimorados e a concorrência fará o possível para preencher esses desejos.
O desenvolvimento bem sucedido de novo produto está cada vez mais difícil de ser conseguido. Há várias razões para isso. * Escassez de inovações: Embora existam muitos novos produtos sem expressão surgindo, a nação precisa de grandes inovações para evitar a estagnação econômica. * Mercados segmentados: Um novo produto é projetado para conquistar uma grande parcela de um pequeno segmento de mercado, em vez do mercado de massa. * Crescentes exigências sociais e governamentais: As exigências governamentais