Processo de desenvolvimento de novos produtos
As organizações existem para atender as necessidades humanas através de seus produtos e serviços. Para fazer um definição sobre um novo produto a ser lançado no mercado é necessário a busca de informações sobre as necessidades do usuário desse produto. A base para criação de um novo produto esta em atender a necessidade dos clientes para assim poder garantir a sobrevivência e o crescimento da empresa.
O tempo que uma determinada organização consegue manter-se em uma economia de mercado livre varia de acordo com a sua capacidade de desenvolver novos produtos.
O fator com maior evidencia sobre influencias no gerenciamento do processo de desenvolvimento de produtos é o grau de inovação do projeto. Quando mais inovadores forem os projetos maior é a chance de darem certo.
Tendências gerais dos produtos
As mudanças que ocorrem no modelo operante das empresas tem o objetivo básico de manter ou aumentar a competitividade das empresas,e o principal motivo para elas é a necessidade de sobrevivência a curto,médio ou longo prazo.
No contexto macro,destacam-se duas tendências globais inter-relacionadas: a incorporação de novas tecnologias e a personalização.A tecnologia tem evoluído bastante,assim como os produtos.Podem-se classificar os produtos por meio de duas concepções: tradicionais: apresentam tecnologia de produtos simples,e as inovações ocorrem principalmente no processo produtivo.Exemplo: enxada,pão,tesoura,bacia ou prego; modernos: apresentam tecnologia de produto complexa e estão suscetíveis a inovações.Exemplo: automóveis,televisores,computadores;
Na pratica,alguns produtos se movem do tradicional ao moderno.Por exemplo,os primeiros automóveis eram tradicionais em simplicidade,mas agora são modernos em complexidade.As transformações dos produtos tradicionais em modernos são freqüentemente graduais.
Essas tendências sugerem que os produtos estão incorporando os avanços tecnológicos,migrando do tradicional para