Estratégia de empresas
Módulo: 3 Fórum: B
Título: INOVAÇÃO BEM SUCEDIDA - MODELO CIRQUE DU SOLEIL
Aluno: XXX
Disciplina: ESTRATÉGIA DE EMPRESAS Turma: 5
Introdução
O presente trabalho tem como objetivo analisar brevemente algumas práticas estratégicas que levaram um grupo de rua a se tornar uma grande marca internacional, o Cirque du Soleil.
Cinco forças competitivas
Em todo ambiente empresarial que vise o lucro, existem cinco forças que norteiam o desempenho das empresas e determinam o sucesso ou fracasso de seus produtos ou mesmo da própria instituição.
Em meio aos poderes de negociação do cliente e dos fornecedores, o poder da concorrência, e as ameaças de novos entrantes e produtos substitutos, toda organização deve buscar uma estratégia adequada para se sobressair no universo corporativo.
Este é o caso também do grupo de entretenimento canadense conhecido por Cirque du Soleil, que atravessou os mares da concorrência, venceu as ameaças e conquistou um universo de consumidores de alto nível.
Estratégias competitivas
Este grupo teve suas origens nas ruas, fazendo apresentações de malabarismo, contorcionismo e outros números artísticos. A partir disso, desenvolveu seu negócio principal aproveitando-se de práticas estratégicas e inovadoras. Entre estas podemos citar:
• Estabelecimento de espetáculos fixos em grandes centros de consumo em complemento aos espetáculos itinerantes;
• Desenvolvimento de espetáculos com música, figurino e cenário próprios;
• Diversificação de sua mão-de-obra priorizando a excelência de capacitação dos funcionários. Cadeia de Valor
Para tal, a organização também precisou desenvolver as atividades primárias e secundárias de sua cadeia de valor.
À medida que o grupo crescia, atividades primárias como as necessidades logísticas e operacionais fizeram-se evidentes. Desta forma, a trupe passou a contar com números cada vez maiores de tendas, meios de transporte, além de pessoal dedicado ao