Estratégia de Backup e Recover
Em termos gerais backup significa cópia de informações ou cópia de dados e o backup é usado para restaurar informações ou dados perdidos. As causas da perda podem ser diversas, como falha de hardware, queda de energia, manipulação de dados indevida, entre muitas outras. Por segurança o backup deve ser guardado e armazenado em um local diferente do local das informações ou dos dados originais.
5.2.1. Backup Completo Com RMAN
De acordo com Loney (2005, p. 49) “A ferramenta de backup recovery manager, mais comumente conhecida como RMAN, está disponível desde Oracle8. O RMAN oferece muitas vantagens em relação a outras formas de backup. Ele pode realizar backups incrementais apenas dos blocos de dados alterados entre backups completos de banco de dados enquanto o banco permanece aberto durante todo o backup. “
O backup completo via RMAN é realizado através da leitura e da cópia de todos os blocos do banco de dados para os conjuntos de backup também conhecidos como backup sets que são constituídos de várias partes conhecidas como backup pieces. Nesse tipo de backup os blocos de dados não são diferenciados por estarem ou não alterados comparando-se com as informações do último backup deste tipo.
Nesse backup é incluído o arquivo de controle e o arquivo dinâmico de parâmetros (spfile).
5.2.2. Backup Incremental Com RMAN
O backup incremental nível 0 (Zero) realiza o mesmo processo que o backup completo via RMAN, a diferença é que o incremental nível 0 permite que seja usado em operações de recuperação que envolvam backups incrementais nível 1 e nível 2.
O backup incremental nível 1 diferencial por padrão faz a leitura de todos os blocos de dados do banco de dados e copia somente aqueles que foram alterados desde o último backup incremental nível 0, O backup incremental nível 1 cumulativo realiza a cópia de todos os blocos de dados que foram alterados desde a realização do último backup incremental nível 0.