Desenvolvendo uma estratégia eficiente de Backup & Restore em ambientes transacionais
Sálvio Padlipskas
Na área de administração de banco de dados, a definição e implementação da política de Backup & Restore serve para garantir a disponibilidade contínua da informação em tempo hábil para a tomada das decisões corporativas, principalmente quando ocorrem contratempos.
Esse artigo propõe como desenvolver, inicialmente, uma política do processo de Backup corporativo. Para alcançar esse resultado, detalham-se as etapas necessárias para garantir uma estratégia consistente de backup e recover em bancos de dados transacionais, podendo ser incorporada em qualquer ambiente corporativo que armazena desde pequenos volumes de informações até ambientes críticos. Exemplos desses ambientes são leilões on-line e bolsa de valores, onde o tempo e o uso da informação pode fazer a diferença entre a prosperidade e a ruína.
Estratégia de backup
O ponto chave para o desenvolvimento de uma boa estratégia de backup está diretamente associada à disponibilidade do dado para a empresa. O bom senso deve imperar nesse momento, pois de nada adianta ter um ambiente “supersônico” de backup e restore instalado, quando na verdade o que a empresa precisa é simplesmente ter um “teco-teco” ativo e operante.
O resultado a ser alcançado é manter os ambientes de desenvolvimento, teste, integração, homologação e produção disponíveis e atualizadas para uso constante. As equipes envolvidas: DBA, DataCenter (responsável pela execução e checklist do processo) e a gerência da empresa devem estar sempre atualizados em relação às informações geradas pelo processo debackup.
O alicerce dessa estratégia está baseado em três fases bem conhecidas:
1. Catalogar servidores de banco de dados / aplicações;
2. Levantamento dos requisitos do ambiente;
3. Implementação do processo de Backup & Recover.
Catalogar servidores de banco de dados / aplicações
Os servidores de banco de dados e suas respectivas