Introdução ao RMAN (Recovery Manager) do Oracle Database 11g
Pessoal, olá!
Vamos então começar a nossa sessão de RMAN com uma rápida introdução aos conceitos de backup e recover.
Irei, no começo de cada artigo, citar todas as fontes que utilizei para estudo\criação dos mesmos, fique a vontade para consultar os materiais.
Lembrando que estou, assim como muitos que provavelmente irão ler este artigo, começando com RMAN, logo, minhas dúvidas poderão ser suas dúvidas ou vice-versa e prometo que irei tentar responder quaisquer questões que sejam deixadas nos comentários.
Para estruturar legal o artigo, coloque sempre as fontes de consulta no final do artigo para o leitor não sair do seu artigo e absorver o seu contéudo.
Fontes:
Guia Backup and Recovery Basics - (Oracle®)
Obtido em http://www.oracle.com/pls/db102/portal.portal_db?selected=3
Guia Backup and Recovery Advanced User’s Guide - (Oracle®) obtido em http://www.oracle.com/pls/db102/portal.portal_db?selected=3
OCP: Oracle 10g Administration II Study Guide - (Sybex®)
Doug Stuns,Tim Buterbaugh,Bob Bryla
Oracle Database 10g OCP Certification All-In-One Exam Guide - (Oracle Press®)
Damir Bersinic, John Watson
Parte 2 - Conceitos do RMAN - Definições
O que é o RMAN?
Como vimos no último artigo o banco de dados é capaz de enfrentar várias situações e garantir a consistência de dados e arquivos sem a interferência do DBA, porém, quando a situação complica o responsável precisa estar com seus backups (e archives!) em dia e disponíveis para o restore.
Partindo destas premissas podemos recuperar o banco de qualquer erro e com o mínimo de impacto possível.
Porém, hoje, existem várias formas de criar e garantir estes backups (desde backups gerenciados pelo usuário até ferramentas de terceiros) e é ai que entra o nosso amigo RMAN.
O RMAN (Recovery Manager) é uma ferramenta da própria Oracle disponível desde a versão 8 que tem como objetivo maximizar e flexibilizar todas as tarefas