Pré-história
PRÉ-HISTÓRIA
Ji-paraná - RO,
2013.
Período Eolítico Apesar de ser considerado o primeiro período pré-histórico dentre a cultura humana, os estudos que englobam o período Eolítico são feitos através de hipóteses, pois o mesmo apresenta pouquíssimas informações precisas, chegando até a ser considerado por alguns historiadores como o inicio do período Paleolítico. Período Eolítico foi a denominação dada por Gabriel Mortillete um arqueólogo Frances dentre os anos de 1821 e 1898 no século XIX. Sabe-se que neste período houve então o surgimento do Homo Herectus, cerca de 2 milhões de anos atrás, até 300.000 A.C. Segundo alguns registros arqueológico esta espécie vivia principalmente no continente africano e áreas como a Indonésia, China, Alemanha, Hungria, Grécia, França e Tanzânia. Eles mediam entre 1,30 e 1,70 m de altura.
Homo Hectus Gabriel de Mortillet chegou a acreditar que algumas das pedras datadas daquele período poderiam ser consideradas instrumentos utilizados pelo Homo Herectus, mas devido a falta de precisão histórica, é difícil saber se essas rochas sofreram interferência humana ou de algum animal.
Período Paleolítico Também conhecido como o período da Pedra Lascada, o período Paleolítico foi um dos mais longos períodos da humanidade que vai de 2,7 milhões de anos até 10.000 A.C. Nessa época o homem praticava o Nomadismo, logo ocorria que depois de utilizar os recursos naturais a eles oferecidos em determinada região que habitavam, os bandos que por volta de 40 mil anos tornaram-se cada vez mais populosos, buscavam então locais que lhes ofertariam mais água , frutas, caça e pesca.
Nessa época a baixa e severa temperatura obrigava o homem paleolítico a viver em cavernas, e ter como vestimentas a pele de animal. A descoberta do fogo