Estratifica o social acerca do filme Divergente
Na sociologia, estratificação social é um conceito que envolve a "classificação das pessoas em grupos com base em condições socioeconômicas comuns... um conjunto relacional das desigualdades com as dimensões econômicas, social, política e ideológica". Quando as diferenças levam a um status de poder ou privilégio de alguns grupos em detrimento de outros isso é chamado de estratificação social. É um sistema pelo qual a sociedade classifica categorias de pessoas em uma hierarquia. A estratificação social é baseada em quatro princípios básicos: (1) É uma característica da sociedade, e não simplesmente um reflexo das diferenças individuais, (2) A estratificação social continua de geração para geração, (3) É universal, mas variável; (4) Envolve não só a desigualdade, mas também crenças.
No filme Divergente a história se passa em uma versão distópica da cidade de Chicago. A história introduz a vida de Beatrice Prior, uma corajosa jovem de 16 anos que ameaça destruir o sistema implantado na cidade, pois não corresponde aos padrões estabelecidos por si. Divergente foi lançado em 21 de março de 2014 nos Estados Unidos.
No filme, o conceito de Estratificação é presente pois a população é dividida em facções, ou classes, tais divisões ocorrem de acordo com seus anseios, habilidades, pontos fortes e fracos, e com base no seu ponto mais forte, sua facção é escolhida. Mas existem aqueles que têm vários pontos fortes tais pessoas são chamadas de “divergentes”
Tal conceito é forte, tanto no filme como no livro apesar de no livro tal conceito ser ainda mais presente, pois além de tal conceito ser aplicado de maneira social, é feito de maneira pessoal, como que uma crença.
Os jovens são criados nas facções de seus pais até completarem 16 anos e fazerem o Teste de Aptidão para assim escolherem suas facções na Cerimônia da Escolha, onde ali permanecerão para o resto de suas vidas. Tais facções são Abnegação para os Altruístas;