estrategicamente em seu setor
Considerando como vantagem competitiva o valor que uma empresa cria para seu cliente, ou seja, um valor melhor (custo ou diferencial) do que o de seu concorrente, a análise via cadeia de valor possibilita uma identificação de como se posicionar estrategicamente em seu setor
Portanto, tem-se uma visão bastante abrangente do conceito, que pode considerar desde a fase da extração de matéria-prima até o tratamento final que é dado ao produto, por exemplo, num enfoque de ciclo de vida do produto.
Verifica-se, portanto, que a idéia de cadeia de valor é fundamental para a análise do posicionamento estratégico de uma empresa, para fins de obter vantagem competitiva.
Considerando como vantagem competitiva o valor que uma empresa cria para seu cliente, ou seja, um valor melhor (custo ou diferencial) do que o de seu concorrente, a análise via cadeia de valor possibilita uma identificação de como se posicionar estrategicamente em seu setor.
A produtividade de uma empresa é o elo entre sua vantagem competitiva e a cadeia de valor. Assim, é muito importante estudar a cadeia de valor e utilizar estratégias que diferenciem a empresa das demais.
Chama-se cadeia de valor ao conjunto de atividades que criam valor ao cliente. Vão desde a matéria-prima, passam pelos fornecedores e chegam ao consumidor final. Assim, se valor relaciona-se com quanto um consumidor está disposto a pagar pelo seu produto, é essencial utilizar a cadeia de valor a seu favor para obter vantagem competitiva.
A forma como uma organização cuida para que todos os seus processos (cadeia de valor) sejam feitos com a melhor qualidade e diferenciação gera uma grande vantagem competitiva diante de empresas que trabalham apenas com processos e baseiam-se em custos.
Há duas maneiras de uma empresa posicionar-se: por