Finanças Corporativas
CENTRO DE CIÊNCIAS econômicas, CONTÁBEIS e comércio internacional
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
EDIANE
INTRODUÇÃO ÁS FINANÇAS CORPORATIVAS
- QUESTÕES -
Caxias do Sul
2013
1 – A globalização da economia, conceito chave dos anos 90, forçou as empresas a adotarem estratégias mais apuradas para lidar com finanças corporativas. No conflito entre risco e retorno, as empresas adotaram alguns instrumentos estratégicos mais sofisticados, como os que envolvem derivativos, opções , swaps e hedges. Por que existe a necessidade na gestão do risco levar em considerações esses instrumentos financeiros?
Pois conforme a Teoria do Portofólio, nos diz que o risco de um ativo deve ser avaliado com base na sua contribuição ao risco total de um portofólio de ativos, e não de uma maneira isolada. Logo, nos diz que todo o investimento deve ser avaliado pela sua contribuição aos resultados de risco e retorno. Fazendo assim, com que a empresa tenha menos preocupação com o desempenho isolado do investimento, mas sim, com o reflexo que a decisão que irá ser tomada promove sobre a empresa, minimizando os riscos financeiros.
2 – Dentro da dinâmica de decisões financeiras, a administração financeira volta-se ao planejamento financeiro, controle financeiro, administração de ativos e administração de passivos. Defina as quatro funções citadas:
Planejamento Financeiro: processo o qual procura evidenciar as necessidades de expansão da empresa, assim como identificar eventuais desajustes futuros. Através dele o administrador financeiro consegue selecionar com mais segurança ao ativos mais rentáveis e condizentes com o negócio da empresa, logo terá uma rentabilidade mais eficaz sobre os investimentos.
Controle Financeiro: processo o qual se acompanha e avalia todo o desempenho financeiro da empresa. Análises de desvios que venham a o ocorrer entre os resultados previsto x realizados, trazendo assim informações para