A diversidade cultural e a contaçao de historia para uma escola inclusuva
2098 palavras
9 páginas
A DIVERSIDADE CULTURAL E A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS PARA UMA ESCOLA INCLUSIVA Dias, Gabriela H.1,Santos, Maíra R. M.2, Machado, Natália C.,3Paula, Maria T. D.4
1 UNIVAP, Faculdade de Educação e Artes,
2 UNIVAP, Faculdade de Educação e Artes
3 UNIVAP, Faculdade de Educação e Artes
4 UNIVAP, IP&D, dejuste@univap.br
Resumo- A diversidade cultural e étnica presente na sociedade brasileira e na escola contemporânea apresenta desafios para o a construção de uma sociedade e escola inclusivas.O objetivo do estudo é identificar e analisar na literatura estudos sobre o uso da contação de histórias como ferramenta para o conhecimento e formação de atitudes dos alunos com relação à diversidade cultural da sociedade e da sala de aula. O estudo foi realizado a partir de busca nas bases de dados Scielo e Scholar Google com os indexadores contação de histórias e diversidade cultural. Embora não sejam muitos os estudos encontrados há indicação da importância da contação de histórias para o objetivo de levar os alunos a conhecerem as diferenças entre eles e aprenderem a viver juntos.
Palavras-chave: diversidade cultural, contação de histórias, ensino.
Área do Conhecimento: Educação
Introdução
A sociedade brasileira é uma sociedade plural no sentido de abranger grupos sociais com características étnicas e culturais diferentes. Compreender essa diversidade implica também em conhecer as relações entre os diferentes grupos, as discriminações e as desigualdades econômicas ainda não superadas no país.
A escola é uma instituição que tem também alunos de uma diversidade de culturas e etnias.Quando a escola básica se abriu para parcelas da população que antes não tinham acesso a ela, aumentou a diversidade dos alunos em termos de origem social, cultural, etnia, origem geográfica, entre outros.
No currículo da escola básica sugerido pelo poder governamental e representado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998) a diversidade cultural é