Finanças Corporativas
As Finanças Corporativas é uma área de finanças envolvendo as decisões financeiras tomadas pelos negócios e as ferramentas e analises também usada para tomar estas decisões. O objetivo principal da finança corporativa é a simultânea maximização da valorização da sociedade e a administração dos riscos financeiros da empresa.
A partir de 1950 as finanças passaram a ser indagativas e questionadoras, tendo uma notável evolução nas teorias e instrumentos necessários para tomadas de decisões.
Finanças é a arte e a ciência da gestão de ativos financeiros. O campo de estudo de instituições financeiras, dos mercados financeiros e do funcionamento dos sistemas financeiros. O termo finanças pode assim incorporar o estudo do dinheiro e outros ativos; o gerenciamento e controle desses ativos ou recursos; e a análise e gerenciamento de riscos de projetos.
Corporação é um grupo de pessoas que agem como se fossem um só corpo, uma só pessoa, buscando a consecução de objetivos em comum. Num sentido amplo é um grupo de pessoas submetidas às mesmas regras ou estatutos, e neste sentido é sinônimo de agremiação, associação ou ainda empresa.
A postura atual das finanças é oferecer através das teorias positivas as melhores explicações para as consequências de suas decisões. É fundamental que conheçam os aspectos principais que afetam as mesmas.
As decisões de investimentos dizem respeito à destinação dos recursos financeiros para aplicação em ativos correntes (circulantes) e não correntes (realizáveis a longo prazo e ativos permanentes), considerando-se a relação adequada de risco e de retorno dos capitais investidos.
As decisões de financiamento são tomadas para captação de recursos financeiros para o financiamento dos ativos correntes e não correntes, considerando-se a combinação adequada dos financiamentos a curto e a longo prazo e a estrutura de capital.
Elementos estruturais das finanças corporativas
• Gestão Baseada em Valor
Maximização das riquezas dos