relatorio
Para garantir a qualidade dos medicamentos, a industria farmacêutica realiza, freqüentemente a análise desse produto, para a segurança de seus usuários.Mesmo assim, a adulteração e falsificação de medicamentos, vêm crescendo ano a ano, em toda parte do mundo.Conseqüentemente, as formas pra combate-lo crescem gradativamente.
As alterações de medicamentos incluem a troca do mesmo por substâncias que não contém nenhum princípio ativo, ou adulteração da quantidade do princípio ativo, o que reduz o efeito do medicamento.
Em sua grande maioria, medicamentos, são formados por princípios ativos, e por substâncias utilizadas para dissolver ou apenas aumentar o volume(excipiente).E juntos, constituem uma mistura, cuja sua composição é intencionalmente diferente das misturas naturais.
Pode se caracterizar os medicamentos, da seguinte maneira:
Medicamentos falsificados: É uma reprodução internacional de um medicamento original, que não cumpri as normas.
Medicamentos adulterados: é a alteração do conteúdo de um medicamento original, anulando sua qualidade e tornando-o impuro, resultando em um produto de características não genuínas.
Medicamentos alterados: é a mudança na forma farmacêutica, apresentação e concentração de um medicamento. alnalisar o principio ativo de um anlg
Uma das técnicas de separação muito utilizada é a extração com solvente, que é baseada na diferença de solubilidade entre o composto a ser extraído, e os demais componentes presentes na amostra, em determinados solventes.
Nos casos em que a solubilidade de componentes do excipiente e a do princípio
ativo sejam similares, num conjunto variado de solventes, a extração por solvente não
será adequada para proceder a separação.
Neste caso, utiliza-se a chamada extração através de reações ácido–base que,
baseia-se na diferença de solubilidade em meio ácido e meio básico dos componentes a
serem separados. Após realizar a reação ácido-base, utiliza-se a extração