Janela Sensor
Figura 1: Esquema do circuito do sensor de chuva. Fonte: elaborado pelo grupo.
O funcionamento do circuito pode ser dividido em quatro etapas, dependendo da posição da chave de fim de curso e da ocorrência ou não de chuva.
Na primeira etapa (figura 2), a janela está aberta e a chave de fim de curso está em contato com o fio ligado diretamente ao polo positivo da bateria. Em consequência disso, o terminal 2 do motor está ligado a este mesmo polo. O terminal 1, por sua vez, também está ligado ao polo positivo através do fio que possui a resistência R1. Dessa forma, não há diferença de potencial entre os terminais do motor, este não entra em movimento e a janela permanece aberta.
Figura 2: Primeira etapa do funcionamento do circuito. As partes em azul indicam o mecanismo de acionamento do motor. Fonte: elaborado pelo grupo.
Na ocorrência de chuva (figura 3), a placa de cobre (que está exposta à água) se torna um condutor e permite passagem de corrente, a qual aciona o transistor (1). Uma vez acionado, o transistor proporciona a ligação do terminal 1 do motor ao polo negativo da bateria, o que cria uma diferença de potencial entre os terminais. Logo, há passagem de corrente, o motor entra em movimento e fecha a janela.
Figura 3: Segunda etapa do funcionamento do circuito. As partes em azul indicam o mecanismo de acionamento do motor e as partes em vermelho indicam o acionamento do transistor.
Fonte: elaborado pelo grupo.
Quando a janela está totalmente fechada (figura 4), a chave de fim de curso é movida e entra em contato com o fio