auxiliar
Residenciais
Componentes de um alarme
Sensores
Há diversos tipos de sensores que podemos usar como sinalizadores de presença de alguém em um lugar.
Sensores Infravermelhos
Existem basicamente dois tipos: sensores passivos e sensores de ótica alinhada .
Os sensores passivos são os mais comuns e mais utilizados atualmente para a proteção e monitoração de locais fechados.
Esse tipo de sensor consegue detectar o calor liberado pelo corpo humano. Quando uma pessoa passa na frente de um sensor desse tipo, o sensor detecta a liberação do calor e envia um sinal para a central.
Nesse tipo de sensor, geralmente, temos um ajuste de sensibilidade e de alcance.
O alcance do sensor é proporcional à altura na qual ele foi instalado
(dentro de certas limitações).
Para protegermos uma sala, um sensor desse tipo, geralmente é o suficiente. Alguns sensores captam a invasão do ambiente, e a transmitem para a central por meio de fios, outros pelas ondas de rádio.
O que todos têm em comum é uma lente opaca (esbranquiçada) e multifacetada, chamada de lente Fresnel, e também, normalmente, um led interno que pisca quando o sensor capta uma pessoa ou animal. O led interno normalmente é vermelho ou verde.
É oportuno observar que se houver no local animais, como cães ou gatos, onde existir um sensor desse ele irá disparar. Locais que usam esse tipo de sensor devem ficar completamente fechados ou ser proibida a circulação de animais.
.Um sensor passivo demora de 30 segundos a dois minutos para começar a funcionar corretamente depois de alimentado.
No caso de sensores via RF (ondas de rádio) não é necessário nenhuma fiação, pois ele funcionará com baterias e transmitirá o sinal sem fio até a central. Porem os este por sua vez possuem a desvantagem de ficarem em modo de economia de energia não captando movimento durante esse período.
Os sensores de ótica alinhada trabalham através da transmissão e recepção de luz